21 de set. de 2009

A 1ª INSTÂNCIA DE LUTA PARA DIREITOS IGUAIS PARA AS MULHERES

Na Bíblia Sagrada, em Nm. 27.01-08, lemos que Zelofeade, da tribo de Manassés, tinha cinco filhas: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

A iniciativa delas de se apresentarem diante de Moisés, Eleazar (o sumo sacerdote) e dos príncipes das 12 tribos; quando a terra ainda estava sendo dividida entre as tribos; é a 1ª instância de luta, na Bíblia Sagrada, sobre um apelo para direitos iguais para as mulheres.

Zelofeade tinha morrido sem deixar filhos e suas filhas pediram a Moisés e aos líderes do povo que permitissem que as filhas herdassem a porção do pai delas na terra; para que o nome dele não desaparecesse.

Deus atendeu ao pedido das filhas de Zelofeade e disse a Moisés que se um homem morresse sem filhos, os bens dele deveriam ser dados as filhas.

Elas se preocuparam em garantir uma propriedade e prosperidade para uma família em que mulheres viraram chefes de família.Para isso Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza se posicionaram e lutaram:
.no mundo natural, quando tiveram a coragem de irem diante de Moisés, Eleazar e dos príncipes das 12 tribos para reivindicar a herança do pai;
.
no mundo espiritual, quando elas creram que Deus daria a terra, mesmo que ainda estivessem fora dela.

MULHER, é bíblica a luta pelos seus direitos de acordo com as leis do país e de acordo com as leis de Deus.